sexta-feira, 9 de novembro de 2012

O Próximo...



“[...] E, quando fui escrever, topei com ela já nas primeiras palavras. Suas asas fizeram sombra na página; ouvi o farfalhar de suas saias no quarto. Quer dizer, na hora em que peguei a caneta para resenhar aquele romance de um homem famoso, ela logo apareceu atrás de mim e sussurrou: “Querida, você é uma moça. Está escrevendo sobre um livro que foi escrito por um homem. Seja afável; seja meiga; lisonjeie; engane; use todas as artes e manhas de nosso sexo. Nunca deixe ninguém perceber que você tem opinião própria. E principalmente seja pura [...] Fui para cima dela e agarrei-a pela garganta. Fiz de tudo para esganá-la. Minha desculpa, se tivesse de comparecer a um tribunal, seria legítima defesa. Se eu não a matasse, ela é que me mataria. Arrancaria o coração de minha escrita.[...] Assim, toda vez que eu percebia a sombra de sua asa ou o brilho de sua auréola em cima da página, eu pegava o tinteiro e atirava nela. Demorou para morrer. Sua natureza fictícia lhe foi de grande ajuda. É muito mais difícil matar um fantasma do que uma realidade...”

Woolf, Virginia. Profissões para mulheres e outros artigos feministas. Tradução de Denise Bottmann. Porto alegre: L&PM, 2012. p. 9-15.

Este é um trecho do próximo livro que lerei. Encontrei por acaso no site da editora LPM. Li a amostra que eles disponibilizam lá.  Será que se pode indicar um livro lendo apenas seis páginas? Só sei que as seis páginas me convenceram a ler o livro inteiro. Espero encontrá-lo... Porque tem um tempinho que busco o “Um teto todo seu” da própria autora...

Segue o link do site da editora L&PM:

Naiana Freitas, 09 de novembro  de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada!!!